download-image-d

Sobre mim


Para quem não me conhece, aqui ficam alguns dados relevantes sobre mim e sobre o meu trabalho.

A minha actividade principal é Designer. Contudo, desde que tenho memória, o desenho e a pintura são actividades constantes na minha vida, e apesar estarem em segundo plano — no volume de trabalho que desde sempre criei e executei — são a minha alma mater enquanto Designer. E a própria razão de o ser.

A minha formação académica de 5 anos (pré-Bolonha) foi realizada na Faculdade de Belas Artes de Lisboa, no curso de Design de Comunicação, (concluído com média de 16 Valores), coincidiu com a passagem da realidade tradicional gráfica dos meios físicos para os digitais. Apesar de desafiante, o facto foi-me benéfico, pois proporcionou-me perspectivas e conhecimentos em dois universos distintos da realidade de criação e produção gráfica. Para ampliar a formação académica, e pelas especificidades dos projectos e desafios com que fui confrontado, complementei a minha formação com diversos cursos tecnológicos e tento acompanhar as evoluções do mercado e das tecnologias.

Desde cedo fui freelancer. Paralelamente, passei por algumas empresas onde ocupei cargos diferentes, desde o iniciante até à direção criativa. Através do empirismo da realidade do mercado de trabalho, dos projectos, e da gestão de equipas criativas e técnicas (sempre hands-on) adicionei às munhas competências uma camada de soft-skills, que me ampliou a visão global da área e das involventes.

Paralelamente, dando azo à minha curiosidade natural e profissional, escrevo sobre diversos temas nas áreas criativas, colaborei com a Behance PT e mais recentemente com conteúdos no meu blogue, que pode ler aqui.

O mais recente projecto, que demorou 10 anos em investigação (tempo parcial) e preparação, tomou forma como um livro da História das Letras a que chamei Letras. História, Arte e Engenho. Pode encontrar mais informação sobre o mesmo aqui.

 

Funções anteriores:


Direcção Criativa
  • Orientação de equipas criativas;
  • Estratégias de comunicação;
  • Orientador de estágios.

Coordenador criativo/técnico
  • Capacidade de integração/gestão em equipas criativas e técnicas multidisciplinares;
  • Conhecimento dos processos produtivos nas áreas descritas.

Designer/Designer Multimédia
  • Concepção de branding, estacionário e inúmeras peças para comunicação tradicional e digital;
  • Concepção de revistas, brochuras, folhetos e outras peças de edição; produção digital
  • Concepção de merchandising e brindes de vários tipos; Desenvolvimento e produção das peças referidas.

Ilustrador
  • Fantasy art (meios tradicionais e digitais);
  • Retrato;
  • Ilustração Científica
Horas de experiência acumulada.
Projectos efectuados.
Ilustrações realizadas.
Horas de formação.