Toggle navigation
Design
Ilustração
Blogue
Sobre mim
Novidades
Contacto
Último post: PDF
Todos
Design
Ilustração
Tipografia
Marketing
Comunicação
História
Arte
Tecnologia
Outros
Papéis da norma A
Sejam facturas, livros, formulários ou a receita que imprimiu na impressora lá de casa, a probabilidade é que tenha nas mãos uma folha de (...)
Tamanhos absolutos
Se costuma usar softwares gráficos, poderá já ter notado que quando pretende escolher o tamanho da letra a usar, certos números (...)
Leitura, percepção e legibilidade
Já se questionou como lê? Aparentemente interpreta o texto letra a letra, sílaba a sílaba numa sequência ininterrupta, daí retirando a (...)
O primeiro smartphone e o inventor fora do tempo
Na viragem do século os telemóveis de segunda geração eram "a cena". Ultrapassadas as dificuldades e (...)
Matrículas portuguesas e comboios prussianos
Várias vezes me perguntam “qual a fonte das matrículas portuguesas”. A resposta rápida é: (...)
Caligramas
A pessoa comum do século XXI, habituado às ferramentas digitais, à fotografia e facilidade de associar imagem a um texto talvez não consiga imaginar (...)
O famoso e misterioso sinal da “Arroba”
O caminho para a fama global começou em 1971, quando foi escolhido por Ray Tomlinson (1941–2016) para enviar o primeiro e-mail entre (...)
A Edição electrónica ou
Desktop Publishing
(DTP)
Até meados dos anos 80 do século XX, o acto de criar uma peça impressa dependia de um conjunto de profissionais e tecnologias não acessíveis ao (...)
Razões e origens da orientação dos títulos nas lombadas
O acto de procurar um livro específico ou o mero acto de deambular à procura de algum título interessante ao longo de uma (...)
Algarismos
A composição da palavra “Al-garismo” poderia servir como um bom indicador da sua proveniência. Porém, a generalidade das pessoas não (...)
Composição: grelhas, as estruturas secretas
Talvez associe mais facilmente o termo “composição” à Fotografia e à Pintura do que ao (...)
Linguagem visual: a caixa de ferramentas dos designers
Nunca foi tão fácil e democrático comunicar. Os meios para o fazer passaram a ser acessíveis a todos em múltiplas plataformas e em (...)
Incompetência: a explicação científica
Em 1999, os psicólogos Justin Krueger e David Dunning, investigadores da Universidade de Cornell, EUA, decidiram analisar mais profundamente (...)
The quick brown fox jumps over de lazy dog
Se usar um pc que tenha o inglês como linguagem de sistema, certamente já se cruzou a frase
The quick brown fox jumps over de lazy dog
. (...)
Ambigramas; a capicua gráfica
O ambigrama é como que uma versão gráfica de uma capicua que pode ser lido para ambos os lados com o mesmo sentido, mas que pode conter mais do que (...)
Prateado e dourado; são cores ou efeitos?
Por mais que procure nas mais extensas caixas de lápis de cor ou de tintas, não encontrará maneira de pintar o prateado ou dourado de forma (...)
Sabe quantos sentidos temos?
Para a generalidade das pessoas, a informação que retiveram sobre os sentidos ficou limitada aos 5 sentidos básicos aprendidos na infância. Esse (...)
Qualidade e resolução
Apesar das quase duas décadas de domínio da fotografia digital, a generalidade das pessoas ainda confunde qualidade com resolução de imagem. Quantas vezes (...)
Por que o céu é azul?
Durante o dia, cerca de metade do nosso espaço visual é ocupado pelo céu. Em contraste com a multiplicidade de (...)
Não, não há cores nenhumas, isso são coisas da tua cabeça!
Desde pequenos que somos levados a acreditar que o mundo que nos rodeia é colorido. Como a maior parte de nós vê cores, julga que são os objectos (...)
Dissimulação e engano digital: Dark Patterns
Passados poucos anos da era da inocência digital, onde as limitações tecnológicas eram redutoras, os fornecedores de conteúdos tendencialmente (...)
Logotipos, símbolos e marcas
Desde há umas décadas que se começou a esbater a distinção entre logotipo, símbolo e marca. É cada vez mais comum chamar logotipo aos (...)
K.I.S.S. — Keep it Simple…
Ao contrário do que muitas pessoas julgam, a função do designer não é adicionar "coisas" a uma mensagem, imagem ou (...)
Cor: aditiva ou subtractiva. Que vem a ser isso?
Quando estamos acordados, grande parte da actividade do nosso cérebro é usada para processar a informação visual do mundo em que (...)
Aspas, apóstrofos e plicas: os sinais mais confundidos
De origem incerta, circula a história que conta que as aspas surgiram como forma de representação simbólica dos lábios do autor de (...)
5 erros tipográficos a que ninguém escapa
Ao escrever um texto num computador, a generalidade das pessoas baseia o seu conhecimento tipográfico no teclado que tem à sua frente, cuja (...)
Paraeidolia
A maioria de nós julga ver o mundo com os olhos, e que esse mundo é visto de forma igual por todos! É uma assumpção errada, pois não é de todo (...)
Fonte
vs
“tipo de letra” e outros termos
Enquanto
designer
, é para mim surpreendente notar o desconhecimento generalizado no uso de termos tipográficos. Entre eles, surge (...)
Matte Painting
, a arte invisível
Se há área artística onde a qualidade do trabalho é inversamente proporcional à sua percepção pública, é a arte da criação de ilusões (...)
Mestres-calígrafos
Antes da massificação dos computadores e sistemas de impressão modernos, havia uma série de artistas que se especializavam a desenhar e pintar todo (...)
Como os
Marketers
nos seduzem -
Branding
Há algum tempo, surgiu um mito urbano, segundo o qual, alegadamente, havia marcas que pagavam a quem quisesse tatuar no seu corpo o seu logotipo. Conforme a (...)
Como os Marketers nos fazem “sacar” da carteira
Se perguntar a alguém “Julga que está num estado de permanente consciência e que todas as acções que pratica são racionais?”. A resposta da (...)
A verde rubra
Chamada "bandeira nacional", "bandeira das quinas" ou "bandeira verde rubra", é conhecida nacional e internacionalmente como a (...)
Sebastião Rodrigues
Sebastião Rodrigues (1929-1997) dedicou a sua vida ao mundo das artes visuais e da cultura. Desde muito cedo teve contacto com os processos e (...)
Google Fonts
A evolução tecnológica, nomeadamente a evolução dos “browsers” e sistemas de suporte da internet, proporcionou aos designers uma (...)